quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Capítulo 6


Introdução dos sons: nh-ch-lh
Apresentação da harpa.

A abelhinha e o caracol entraram no quarto do bebé.
Ele estava a dormir na sua caminha azul.
A abelhinha começou logo a perguntar o caracol:
- Como é o nome daquilo que está ali?
- É uma harpa de brinquedo, respondeu o caracol.
- Para que serve uma harpa? tornou a perguntar a abelhinha.
- A harpa serve para tocar música, abelhinha! Ela é da família da viola. Basta puxar uma corda e pronto: ouve-se logo um som bonito.
- Como és esperto, caracol! Eu nunca tinha visto uma harpa. Depois, muito entusiasmada, a abelhinha gritou:
- Eu quero ouvir a harpa tocar! Eu quero ouvir agora mesmo!

A abelhinha fez uma algazarra tão grande que acordou o bebé. A cama dele era muito baixinha: ficava bem perto do chão. O neto de Dona Julia desceu da cama devagarinho e começou a gatinhar, muito contente. Ele gatinhou até ficar ao lado da harpa de brinquedo.
Então, puxou as cordas da harpa e os dois juntos, o bebé e a harpa, fizeram assim: nh...

A abelhinha gostou tanto do som nh que começou a bater palmas. O bebé ouviu as palmas da abelhinha. Largou a harpa e começou também a bater palminhas.
Nesse instante ouviram o barulho dos chinelos da avó. A abelhinha e o caracol procuraram logo uma porta para sair. Eles tinham tanto medo de levar uma pisadela...

Dona Julia entrou no quarto e viu o bebé gatinhando. Com muito carinho, a avó pôs o neto no colo e foi passear com ele no jardim. A harpa ficou esperando que o outro amigo aparecesse para brincar com ela.

Um, dia mais tarde, o caracol foi visitar o bebé. Ele não estava no quarto. O caracol viu a harpa de brinquedo e quis tocar uma música. Então puxou as cordas da harpa e os dois juntos, o caracol e a harpa, fizeram um som igual ao som do Xaveco, ch.

Nesse momento Xaveco apareceu na porta e reclamou:
- Não! Isto não! Este som é meu! Eu sou o dono dele. Não vou deixar ninguém ficar com o que é meu. Era só o que faltava... Não sei por que o caracol e a harpa querem imitar o som que eu gosto de fazer. Por que será?
O caracol continuou puxando as cordas da harpa sem dar importância ao boneco de mola. Parecia até que nem era com ele que Xaveco estava falando.
Então o boneco, muito zangado, disse ao caracol e à harpa:
- Acho melhor vocês pararem com já com este som. Eu não estou a gostar disso nem um pouquinho.

Nesse instante a abelhinha entrou no quarto. Ela queria ver a harpa mais uma vez. Ouviu as reclamações do boneco e falou com voz muito meiga:
- Calma Xaveco! Você não tem razão para fazer tanto barulho... Não é nada do estas a pensar. Vais compreender tudo, agora mesmo.

A delicadeza da abelhinha conseguiu acalmar o boneco de mola. Com muito jeito, ela começou a explicar:
- Quando o caracol e a harpa tocam juntos, os dois fazem um som igual ao que tu fazes. É só isso! O caracol e a harpa não querem tirar nada de ninguém. Podes ficar sossegado, meu amigo!
Nessa altura, o caracol puxou mais uma vez as cordas da harpa. E qual foi o som que o caracol e a harpa fizeram juntos?

O boneco de mola já não estava aborrecido. Por isso, pulou de alegria, bateu palmas e deu cambalhotas. De repente... zás... Xaveco deu um pulo e saiu pela janela do quarto.

O caracol quis ver o que o boneco de molas estava a fazer lá fora. Largou a harpa e saiu do quarto. A harpa ficou, outra vez, esperando que um amigo aparecesse para brincar com ela

Um outro dia, a escova encantada foi ao quarto do bebé. A harpa estava sozinha. A escova teve pena dela e pensou: “Eu preciso ajudar a minha amiga: Ah! Já sei o que vou fazer...”
A escova repetiu, três vezes, a palavra mágica: QUADIDUVIVU.

No mesmo instante, apareceu ao lado da harpa uma caixa de papelão deste tamanho, embrulhada num papel dourado.
A escova abriu a caixa e disse:
- Aqui está um presente. Amiga harpa! Eu acho que você vai gostar muito.
A escova mágica disse isto e foi embora. Então o presente começou a se mexer: primeiro devagarinho, depois depressa... De repente, deu um pulo e zás... saiu da caixa.
O que é que pensam que a escova mágica deu de presente à harpa?

O presente era um lobo de brinquedo: um lobo de pelo bonito, olhos brilhantes e língua vermelha. O lobo ficou logo juntinho da harpa, puxou as cordas da harpa e os dois juntos, o lobo e a harpa, fizeram assim: lh...

O lobo tocou harpa durante muito tempo.
De repente ele disse à harpa:
- Agora, vou descansar um pouco, minha amiga. Mais tarde eu venho brincar de novo, estábem?
O lobo entrou na caixa de papelão. E a harpa ficou quietinha esperando que o lobo voltasse.

Boas aprendizagens!!

Sem comentários:

Enviar um comentário